Visita de Estudo – CIIMAR e ao Pavilhão da Água

Visita de Estudo – CIIMAR e ao Pavilhão da Água

Clube Ciência Viva na Escola – CSI (Ciência Sob Investigação) Mosteiro e Cávado

 Numa articulação do Clube Ciência Viva na Escola – CSI (Ciência Sob Investigação) Mosteiro e Cávado com as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Cidadania e Desenvolvimento, Clube de Jornalismo e Português, no segundo período, os alunos do 8.º ano de escolaridade participaram numa Visita de Estudo ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e ao Pavilhão da água.

No CIIMAR, os alunos visitaram as instalações conhecendo o trabalho de investigação e formação que ali se realiza no âmbito dos Oceanos. Posteriormente, realizaram uma atividade laboratorial para pesquisar a presença de microplásticos no sistema digestivo dos mexilhões, através da análise da glândula digestiva destes organismos.  Sabemos que 80% do lixo marinho é plástico, este degrada-se em micropartículas que poluem as águas e o ar, prejudicam a fauna marinha e são ingeridos pelo ser humano. Esta atividade permitiu sensibilizar os alunos para a problemática do lixo marinho e em especial para a poluição por microplásticos e para os efeitos nefastos deste tipo de poluição.

No Pavilhão da Água, os alunos foram recebidos por uma atmosfera envolvente, onde a água “impera”. Numa exposição interativa, a visita divide-se em três áreas distintas, tendo um rio como fio condutor: Nascente, onde se explora toda a origem de um rio; Leito, onde se pode verificar a importância das linhas de água, a força da água para a produção de energia elétrica fenómenos naturais e aprender mais sobre os gastos que fazemos de água no nosso dia a dia; foz, onde o rio encontra o mar. A exposição interativa permitiu-lhes explorar inúmeras experiências divertidas, nomeadamente: sinos de água, bolas dançantes, moinhos e azenhas, levadas de água, poço artesiano, bacia hidrográfica, ciclo da água, ecossistema de um rio, entre outras. Os alunos absorveram toda a informação sobre a importância da conservação da água, não apenas como um recurso vital para a sobrevivência humana, mas também como um importantíssimo ecossistema.

É de referir a postura adotada pelos discentes, de muita responsabilidade e interesse, efetuando aprendizagens culturalmente significativas subjacentes às aprendizagens essenciais e terminando a visita de estudo com um renovado sentido de responsabilidade para com o meio ambiente.

Comments are closed.