UBUNTU na EB Mosteiro e Cávado

No âmbito do Plano 21|23 Escola+, em concreto no desenvolvimento da Ação Específica 1.6.2 – Programa para competências sociais e emocionais, a Direção-Geral da Educação, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, convidou os Agrupamentos a desenvolver o Programa Escolas Ubuntu. Assim, aceitando este desafio, o Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado irá implementar, com início neste ano letivo, o programa Escolas Ubuntu, tendo em vista o desenvolvimento de competências socio-emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço, junto dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
Este programa está baseado no conceito “UBUNTU”, que significa “eu sou porque tu és” e potencia uma educação para a cidadania com ênfase em três eixos: a ética do cuidado (saber cuidar de si, dos outros, da comunidade e do planeta), a liderança servidora (atenção ao serviço e ao bem comum) e a capacidade de construir pontes (atitude essencial num mundo polarizado e fraturado). Inspira-se, igualmente, em líderes de referência, como Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Malala, entre outros, cujas biografias podem inspirar os participantes. O Programa Escolas Ubuntu recorre a uma metodologia de educação não-formal, experiencial e relacional, baseada em estratégias e recursos muito diversificados.
Por conseguinte, dando início ao Programa Ubuntu, irá iniciar, nos dias 28 e 29 de outubro, a capacitação de educadores Ubuntu pelo Instituto Padre António Vieira, ou seja, a formação dos docentes e não docentes do Agrupamento afetos a este programa. Após este momento, irá ser criado no Agrupamento o Clube Ubuntu e serão realizadas Semanas Ubuntu, junto dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento.