Serviço de Psicologia e Orientação – Transição 1.º ano

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento realizou sessões relacionadas com a transição escolar, junto de todas as turmas do 1.º ano de escolaridade do Agrupamento.
As sessões tiveram como objetivo apoiar os alunos na gestão de emoções associada à transição para o 1º ciclo. Assim, foram realizadas atividades lúdicas com os alunos, recordando o livro “O Monstro das Cores vai à Escola”, de Anna Llenas. Os alunos revisitaram as emoções do Monstro das Cores e contextualizaram-nas neste início do 1.º ano. Posteriormente, aprenderam com a psicóloga algumas técnicas para os ajudar a gerir as emoções, como a respiração consciente de estrela. No final, construíram um origami de papel de um avião, no qual colocaram os seus desejos para este ano letivo. Cada aluno atirou o seu avião bem alto, tão alto quanto o seu sonho, enquanto pensava nos desejos que quer concretizar.
Participaram nesta atividade todas as turmas do 1.º ano de escolaridade do agrupamento, num total de 88 alunos, sendo que a maioria avaliou a atividade como muita positiva.
Ficou prometido que, no decorrer do ano letivo, a psicóloga irá, sempre que possível, visitar as turmas do 1.º ano de modo a monitorizar a adaptação ao 1.º CEB.