Semana Ubuntu 2023

À semelhança do ano letivo anterior, as educadoras Ubuntu do Agrupamento Mosteiro e Cávado dinamizaram a Semana Ubuntu, de 16 a 20 de janeiro, no âmbito do projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas. Para a dinamização das atividades patentes na planificação dessa semana, contaram com a colaboração da Dra. Rita Miranda, do Instituto Padre António Vieira (IPAV).

A dinamização da Semana Ubuntu, visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos alunos participantes, no sentido de contribuir para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade. Por conseguinte, no decorrer dessa semana, foram trabalhados os 5 pilares do Ubuntu, de acordo com as temáticas diárias: “Liderar como Mandela”, “Construir Pontes”, “Vencer Obstáculos”, “Vidas Ubuntu” e “I Have a Dream”.

Os 18 alunos, do 3.º ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º anos) que se inscreveram voluntariamente para participar, avaliaram de forma bastante positiva a Semana Ubuntu e, inclusive, vários alunos mostraram interesse em se inscrever no Clube Ubuntu, já implementado no nosso Agrupamento.

Ao longo desta semana, recebemos dois convidados muito especiais. Assim sendo, gostaríamos de agradecer a presença e o testemunho da Doutora Mariana Barbosa (membro do Comité Científico do IPAV e coordenadora da Plataforma de Apoio de Refugiados), bem como do Dr. David Rodrigues (Adjunto Executivo da Direção da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga).

Esta foi, sem dúvida, uma semana intensa, de crescimento e enriquecimento pessoal: cresceram enquanto pessoas e enquanto grupo pertencente a uma comunidade educativa!

Obrigado a todos os intervenientes que tornaram possível a realização desta semana, no nosso agrupamento!!!