Semana da Alimentação e Cozinha Saudáveis

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis é comemorado anualmente a 8 de novembro desde o ano de 2007. Foi criado para pela Comissão Europeia e subjacente a este dia está a pretensão de encorajar à prática de uma alimentação saudável nas crianças, com vista a travar o crescimento da obesidade infantil na Europa, verificada ao longo das últimas décadas.

A obesidade infantil é considerada pela OMS um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI. As crianças com excesso de peso ou obesidade têm maior probabilidade de desenvolver diabetes ou doenças cardiovasculares, numa idade jovem.

A Equipa da Educação para a Saúde em articulação com a professora de Ciências Naturais, Bárbara Pereira assinalou esta data com uma semana dedicada à alimentação e cozinha saudáveis.

Os alunos do 6º ano de escolaridade, a partir de um roteiro de trabalho confecionaram e gravaram em vídeo receitas fabulosas e saudáveis com castanha. A família também foi convidada a participar. E assim, foram surgindo lanches, bebidas, entradas e sobremesas…. A castanha é um alimento muito versátil, em termos de confeção e é uma fonte de nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e compostos químicos protetores das células.

Esta semana culminou com a degustação por parte da comunidade escolar destas iguarias, no bar do aluno, na 6ª feira dia de São Martinho tendo como painel de fundo a confeção das receitas em vídeo. Foram tecidos muitos elogios aos alunos pela sua proatividade, empenho, criatividade e autonomia. Ao cozinhar os alunos desenvolveram várias competências ao nível do saber científico, técnico e tecnológico, raciocínio e resolução de problemas, linguagens e textos, desenvolvimento pessoal e autonomia, bem-estar, saúde e ambiente (combate ao desperdício alimentar).

No final os pratos que compunham a mesa decorada com frutas e hortícolas sazonais do outono ficaram limpos. Estava tudo uma delícia! Parabéns aos alunos e às famílias que os acompanharam neste desafio! Cozinhar em família reforça a união, os laços afetivos e cria memórias afetivas. As descobertas que fizeram na cozinha favoreceram momentos prazerosos, de muita aprendizagem para todos e cultivaram hábitos de vida saudáveis.