Olimpíadas de Química Júnior 2024

Olimpíadas de Química Júnior 2024

Alunos do Agrupamento participaram nas Olimpíadas de Química Júnior 2024, que decorreu em duas fases. A primeira fase realizou-se na nossa escola para o apuramento da equipa e contou com a participação de dezoito alunos do 9.º ano de escolaridade, tendo resultado de uma articulação entre a disciplina de Físico-Química, CCVnE-CSI (Ciência Sob Investigação) Mosteiro e Cávado e Biblioteca Escolar.

A segunda fase, semifinal, promovida pela Sociedade Portuguesa de Química em colaboração com a Universidade do Minho, decorreu no passado dia 13 de abril e participaram os alunos Maria Inês Gomes Fernandes, Gonçalo Dinis Gomes Fernandes Ribeiro e Simão Capela Macedo, do 9.º ano de escolaridade, acompanhados pela professora de Físico-Química.

Cada etapa do concurso foi um momento muito importante para os alunos, pois não avaliou apenas os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também estimulou o desenvolvimento de competências na área da química.

Os alunos tiveram a oportunidade não só de testar os seus conhecimentos, mas também de aperfeiçoar as suas competências práticas e teóricas, explorar a diversidade e a importância dos conceitos químicos e ampliar os conhecimentos sobre o mundo que nos rodeia.

Destaca-se o comportamento exemplar dos alunos, a participação e empenho neste concurso, que tem um papel fundamental na divulgação da química como ciência fascinante, “capaz de despertar o interesse e cativar vocações para áreas científico-tecnológicas”. 

Comments are closed.