ERASMUS CYBERCULTURE

Novembro 2021: Grande Festa Projeto Erasmus Ka229 Cyberculture no AE Mosteiro e Cávado
Do dia nove ao dia onze de novembro, o nosso agrupamento foi o anfitrião da terceira mobilidade virtual celebrada com a escola IES Zaidín Vergeles (Granada) e a escola IC Di Giacomo Qualiano (Nápoles). Apesar de tudo se ter passado virtualmente, esforçamo-nos por dar a conhecer a nossa escola-sede e um pouco da Identidade, História, Cultura e Gentes da vetusta cidade de Braga.
– No dia um, os nossos amigos de Espanha e Itália embarcaram numa viagem virtual que se iniciou em Nápoles, mas que, à velocidade da luz, sobrevoou Granada, Lisboa e toda a costa portuguesa até terminar num ponto minúsculo do google earth map: a sede do AE Mosteiro e Cávado. Após “desembarque”, todos os passageiros seguiram com atenção a turma do 6º D, que simpaticamente os conduziu num tour pelos corredores e espaços da escola. Seguiu-se uma manhã de intercâmbio que possibilitou aos participantes dos três países conhecerem-se melhor e fazerem desfilar os alunos mais talentosos de cada escola;
– No dia dois, os passageiros voltaram a embarcar num tour turístico, desta vez, pelas ruas da nossa magnífica cidade, desde a Sé, passando pelas mais bonitas praças, jardins e museus até chegarem ao topo dos Santuários do Bom Jesus do Monte e do Sameiro.  Daí foi possível disfrutar da esplendorosa paisagem onde jaz a cidade e, num dia limpo como este, pousar os olhos sobre o Atlântico, lá ao longe, uma difusa estrada de água a brilhar entre Esposende e a Póvoa de Varzim.
– No terceiro dia, os nossos visitantes viram a atuação da Gatuna – Tuna Feminina da Universidade do Minho, cujos elementos nos brindaram com um momento musical a onze vozes. Esse dia foi também o dia de darmos a conhecer aos visitantes de Granada e Nápoles alguns dos nossos petiscos e doces tipicamente minhotos. A profª Carla Carvalho fez um live para explicar como se faz o nosso famoso leite creme queimado e a assistente operacional  Maria das Dores trouxe as suas deliciosas rabanadas, que desapareceram num abrir e fechar de olhos. No final, despedimo-nos em três línguas e encerramos já com saudades.
O feedback foi positivo e os turistas de Granada e Nápoles prometeram voltar. Desta vez ao vivo e a cores para nos poderem abraçar e provar toda a gastronomia que lhes mostramos, como podemos ver neste pequeno vídeo, através do qual a profª Catarina Maia nos leva a revisitar estas três manhãs tão bem passadas.

A equipa do Projeto Erasmus Cyberculture :
Profª Catarina Maia
Profª Carla Pires
Profª Teresa Torrinha Silva