Eco-Escolas

 

Projeto “Muros com Vida”

O projeto “Muros com Vida” do Programa Eco-Escolas, de articulação com o Município, foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual, nas turmas do 5.º ano, sendo a coordenadora a professora Sara Ribeiro.

Aos alunos do 5.º ano foi proposta a elaboração de desenhos para a pintura no muro exterior em frente à Escola Básica Mosteiro e Cávado. A escolha deste muro resultou do acordo prévio entre as duas coordenadoras do Eco-Escolas, o Presidente da Junta de Freguesia e a Diretora do Agrupamento, que recebeu a autorização do proprietário do muro.

Na planificação do trabalho, com objetivos definidos pelo Eco-Escolas, escolheu-se um ecossistema que fosse identificado pelos alunos com interesse, dada a riqueza da biodiversidade da zona do rio Cávado. A escolha do desenho foi, então, de um ecossistema/ambiente fluvial, o rio Cávado, com a fauna e flora envolvente, cuja pintura no muro permita comunicar ciência e educar para a cidadania ambiental, sensibilizando para a preservação e proteção da natureza. O desenho selecionado, votado pelos próprios alunos, foi de uma aluna do 5.ºA.

Os alunos realizaram trabalho de pesquisa, consultaram websites, exploraram o jardim da escola em diferentes momentos, em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, alguns participaram no desafio “Fotografar a biodiversidade” e consultaram exposições realizadas na escola, no âmbito do Programa Eco-Escolas e do Clube do Ambiente. Muitos alunos, com a ajuda dos familiares, fotografaram locais próximos do rio Cávado.

Duas das turmas do 5.º ano (turmas A e B) também participaram numa saída de campo até à Praia Fluvial de Merelim S. Paio, integrada no Projeto “Literacia para a preservação da floresta”, dando-se a oportunidade de aprender lá fora (learning outdoor) com a observação “in loco” da biodiversidade da região, tendo os alunos aplicado e ampliado conhecimentos.

No final do 3.º período, os alunos do 9.º ano, na disciplina de Educação Visual, foram convidados a fazer ilustrações de algumas espécies da fauna (aves e borboletas) para integrarem o desenho do 5.ºano. Este trabalho colaborativo e de entreajuda de alunos de dois ciclos de ensino culminou na pintura em frente à escola, numa parceria mais valorizada e que será de orgulho para a escola e comunidade.

Os alunos participaram com elevado interesse, empenho e motivação na criação dos desenhos e no final do ano letivo alunos do 5.º ano e do 8.º ano (turma A) participaram na pintura do muro. A pintura foi realizada com muito empenho e motivação, sendo o entusiasmo um sentimento contagiante nos alunos envolvidos nesta experiência pedagógica.

Parabéns aos alunos e à coordenadora do projeto “Muros com Vida”, por mais este contributo de arte de rua, que visa despertar maior curiosidade pelo património natural da região e reforçar a adoção de atitudes de preservação e proteção do ambiente.