Eco-Escolas

O poster Eco-Código constitui o passo 7 da implementação do Programa Eco-Escolas e foi aprovado pelo Conselho Eco-Escolas e pela Diretora do Agrupamento no passado dia 14 de junho de 2022 para o próximo ano letivo. Este poster define um código de conduta que se pretende seja assumido pelos alunos e pela comunidade educativa para melhorar a qualidade ambiental da escola e da comunidade.

O trabalho foi desenvolvido com a participação inicial de três turmas do 9.º ano na apreciação geral de duas versões do Eco-Código, com base no poster do ano transato que sofreu alterações.

As turmas C e D do 5.º ano, numa aula de Ciências Naturais, realizaram uma atividade lúdica, em trabalho de pares, utilizando um Jogo de tabuleiro intitulado “Ação Climática” e identificaram algumas das atitudes e comportamentos que constam no Eco-Código. Recorrendo a uma aplicação no telemóvel para lançamento dos dados, os alunos descobriram algumas atitudes TOP + pelo planeta. As outras turmas do 5.º ano (turmas A e B) já conheciam o jogo de uma atividade realizada no mês de maio e alguns alunos do 8.º ano também o exploraram.

O Eco-Código baseia-se nas atividades e temas do Programa Eco-Escolas (12 temas constam da Auditoria Ambiental realizada no início do ano letivo), alguns mais trabalhados ao longo do ano letivo, no âmbito da educação ambiental e sustentabilidade.

Esperamos da comunidade educativa que este código de conduta promova a melhoria de uma forma de estar e de pensar TOP + pelo planeta e que a missão seja partilhada com esperança e convicção com os mais jovens, com exemplos de boas práticas ambientais no dia a dia.

Divulga o Eco-Código. Obrigada!

Semana Eco-Cávado
Jogo de Tabuleiro “Ação climática”
Identificar Atitudes TOP + pelo planeta para o Eco-Código
Ciências Naturais – 5.º ano