Clube de Ciência Viva na Escola_ CSI

Clube de Ciência Viva na Escola_ CSI

O Clube de Ciência Viva na Escola_ CSI (Ciência sob Investigação) MOSTEIRO e CÁVADO – Eixo/Projeto Era uma vez…com ciência, dinamizou, em articulação com a Biblioteca Escolar, no decorrer do 2.º período, a hora do conto «Os Ovos Misteriosos», de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar e a atividade prática experimental: «Como se fazem ovos extraterrestres?», em todas as escolas básicas do 1.º ciclo do agrupamento, para os alunos do 3.º ano de escolaridade e para seis alunos do 4.º ano da turma F3/4.

A hora do conto «Os Ovos Misteriosos», possibilitou-nos educar os alunos para o amor incondicional e que todos somos diferentes, mas é essa diferença que nos torna seres humanos especiais. Foi extraordinário observar o envolvimento dos alunos a ouvir e a compreender este tesouro literário.

Seguidamente foi o momento de realizar a atividade experimental com os nossos cientistas super curiosos e empenhados!… No decorrer da atividade os alunos aprenderam a efetuar medições com rigor, o nome de materiais de laboratório desconhecidos e recordar o nome de outros que já conheciam, e como identificar as substâncias ácidas, neutras e alcalinas, para dar resposta à questão-problema: «Como se fazem ovos extraterrestres?» Aproveitamos o momento para falar também da nossa alimentação, da nossa digestão e da nossa higiene oral.

Estas atividades permitiram desenvolver competências literárias, científicas e artísticas, promovendo o gosto pela descoberta e pela ciência, através da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, formular hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e saber comunicá-las com rigor.

Por último, muito nos apraz afirmar que somos sempre convidadas a voltar!  Quando voltamos, com novas experiências e aventuras, continuamos a semear a curiosidade científica dos pequenos cientistas do nosso agrupamento, que já nos demonstraram que são gigantes…

 

Comments are closed.