Projeto Era uma vez…com ciência

  A vida difícil de uma manteigueira

No passado dia 4 de novembro, no jardim de infância de Ruães, concretizou-se a primeira atividade no âmbito do Projeto Era uma vez…com ciência.
Esta atividade conjugou as literacias da leitura e da ciência para sensibilizar as crianças para o combate ao desperdício alimentar e materializou-se com a dinamização, pelas professoras Sofia Damiana e Susana Pinto, de uma hora do conto a partir da obra da Biblioteca Digital do Plano Nacional de Leitura A vida difícil de uma manteigueira, de Isabel Zambujal e Rodrigo Goulão de Sousa, seguida da realização da atividade prática laboratorial Que ciência existe por trás do fabrico da manteiga?, em que as crianças fizeram manteiga que depois provaram no lanche.
A atividade encerrou-se com um momento musical em torno da canção Prato limpo sem desperdício, cantada e musicada pela aluna Lara Silva, do 9.º A, que, juntamente com os colegas Maria Barbosa e José Peixoto, se voluntariaram para dinamizar esta atividade.
Os dinamizadores congratulam-se com a elevada motivação, o entusiamo e a capacidade de interação das crianças que deixaram de forma espontânea o convite para uma próxima visita e agradecem a colaboração das educadoras Sameiro Morais e Teresa Sequeira e da D. Noémia Duarte.
As próximas sessões desta atividade terão lugar nos dias 18 (Padim da Graça) e 25 (Merelim S. Pedro) de novembro e 2 (Merelim S. Paio) e 9 (Panóias) de dezembro.