Ação Ambiental na Praia Fluvial de Merelim S. Paio

Ação Ambiental na Praia Fluvial de Merelim S. Paio

No dia 29 de maio, quarta-feira, três turmas, do 8.º ano de escolaridade, da Escola Básica Mosteiro e Cávado participaram numa saída de campo à Praia Fluvial de Merelim S. Paio.

Os alunos dividiram-se em grupos de 4 elementos e realizaram o percurso pelo Eco-trilho «À Descoberta da Natureza», a pé, com destino à praia fluvial de Merelim S. Paio, na companhia das suas professoras, realizando diversas atividades educativas e recreativas, como por exemplo, o preenchimento de um guião sobre a biodiversidade. Para tal efetuaram paragens ao longo da caminhada, e medições da intensidade sonora, com recurso à APP «Decibelímetro». Neste percurso realizaram uma importante ação ambiental, recolhendo o lixo que encontravam pelo caminho.

Quando chegaram à praia fluvial de Merelim S. Paio, sentaram-se para descansarem e a lancharem. De seguida participaram numa corrida de estafetas, para a qual as turmas foram divididas em duas equipas e a equipa que perdesse teria de fazer 10 cangurus.

De seguida, foi realizada uma competição semelhante, mas com recurso às cordas desportivas.

No regresso à Escola os alunos procederam à recolha do lixo refletindo sobre a importância da preservação dos ecossistemas fluviais.

No final da atividade, os alunos voltaram para a Escola com a sensação de dever cumprido e com uma nova perspetiva sobre a importância da conservação ambiental e dos efeitos da poluição sonora.

Esta saída de campo fez com que os alunos fortalecessem os laços entre eles e as suas professoras, aprendessem a cuidar do ambiente e também adquirissem conhecimentos sobre diversos temas, enriquecendo a sua cultura geral.

A Escola Básica Mosteiro e Cávado espera que esta e outras iniciativas semelhantes continuem a inspirar os jovens a cuidar do planeta.

 

As alunas, Matilde Giesteira e Matilde Ferreira, 8.ºB

Comments are closed.