Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas 2021-22

No passado dia 12 de outubro de 2022, três representantes da nossa escola do Programa Eco-Escolas partiram da Escola Básica de Palmeira, num autocarro cedido pela Câmara Municipal de Braga (CMB) para participarem no Dia Galardão Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022.
O evento, que reuniu Eco-Escolas de todo o país, decorreu no Pavilhão Municipal de Valongo, entre as 09h00 e as 17h00.
A nossa escola, pelo segundo ano consecutivo, foi galardoada com a Bandeira Verde, pelo reconhecimento do trabalho de qualidade realizado em prol da educação ambiental e da sustentabilidade, no ano letivo 2021-22.
As alunas Dina Marques, do 9ºA, e Eva Fernandes, do 7º D, membros do Conselho Eco- Escolas no ano letivo transato, na qualidade de Delegadas de Turma, participaram no evento, acompanhadas por uma das coordenadoras do Programa Eco-Escolas, professora Dolores Leite, em representação da Escola Básica Mosteiro e Cávado.
Na parte da manhã, ao chegar ao local, recebemos algumas lembranças (saco de tecido com alguns objetos úteis, e uma t’shirt), e depois, lá fomos à descoberta para aprender mais sobre ambiente e sustentabilidade.
Os participantes tiveram oportunidade de explorar várias exposições ao ar livre (Eco-Mostra), conhecendo diversas associações que incentivam e promovem a proteção do ambiente, experienciaram um planetário e alguns jogos e apreciaram trabalhos de diferentes Eco-Escolas, entre eles os pósters Eco-Código.
Na parte da tarde tivemos o momento alto do evento, a entrega das Bandeiras Verdes num ambiente espetacular de cor verde e branco.
Os espetáculos de dança e de música foram vivenciados com muita animação e um envolvimento coletivo caloroso nos momentos de as escolas levantarem com orgulho a sua Bandeira Verde.
Uma experiência a não esquecer, foram momentos memoráveis que ficarão na nossa vida futura. Este encontro encoraja-nos a continuar o bom trabalho na preservação do ambiente.
Um agradecimento especial à coordenadora do ano transato, professora Sara Ribeiro, a quem não foi possível estar presente no evento, que contribui para que a nossa escola seja mais atrativa, valorizando com os alunos a arte de rua como uma forma impactante de sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade do planeta, como são exemplos os projetos “O mar começa aqui” e “Muros com Vida”.

Delegada de turma do 9.ºA
Dina Marques