ECO-ESCOLAS

“O mar começa aqui”
O projeto “O mar começa aqui” tem como principal objetivo educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa. As escolas foram desafiadas a criar uma imagem, validada pelo município e que será pintada em sarjetas ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e na sua envolvência.
Na nossa escola, o projeto envolveu, no total, 73 alunos, do 7º, 8º e principalmente do 6.º ano, na disciplina de Educação Visual, sob orientação da professora Sara Ribeiro.
A atividade de elaboração do desenho desenvolveu-se em três fases, a primeira ainda no ensino não presencial e as restantes no ensino presencial. A exploração de recursos educativos, em particular a consulta do site do Eco-Escolas e vídeos sobre o ciclo da água e espécies marinhas potenciaram a motivação, sensibilização e desenvolvimento de aprendizagens dos alunos.
Todos os alunos envolvidos revelaram grande interesse e empenho e aderiram com muita criatividade e dedicação, desenvolvendo várias competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
No final, os trabalhos foram apreciados segundo os critérios definidos e, depois de selecionados quatro desenhos, estes foram sujeitos a votação pela comunidade educativa, para ser selecionado um para o concurso previsto. Desta votação ficou em primeiro ligar o desenho que contou com mais votos (142) da autoria da aluna Inês Ferreira, do 6.ºC.
As pinturas nas sarjetas serão realizadas durante a Semana Eco-Cávado (4 a 9 de junho), em quatro locais, sendo dois deles na escola (interior e exterior) e os outros dois em duas freguesias. Nessa semana comemora-se o Dia Mundial do Ambiente (dia 5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).
Organização: Conselho Eco-Escolas, em parceria com a CMB, Presidentes de Juntas de Freguesia e Diretora do AEMC.