Na semana de 20 a 24 de março, numa articulação entre o Clube Ciência Viva na Escola – CSI Mosteiro e Cávado e a Biblioteca escolar, o nosso Agrupamento recebeu a exposição itinerante “Chemistry Anywhere”, disponibilizada pelo Departamento de Química da Universidade do Minho. A exposição foi uma das atividades que integrou o programa da semana “Mosteiro e Cávado, um Agrupamento Azul”, alertando a comunidade escolar para as principais causas de deterioração da água dos rios, lagos e dos oceanos e da importância de preservação e poupança deste recurso natural.
Erasmus+
Dia Mundial da Poesia – 21 de março
Neste dia, em que a arte brotou pela palavra cantada e dita, as Meninas e os Meninos da turma D do 7º ano brilharam!
Tendo como tema de abertura um excerto da icónica obra musical, “O Fantasma da Ópera”, de Andrew Lloyd Webber, seguido da declamação de poemas em português, inglês e espanhol acompanhados à guitarra, estes jovens artistas deliciaram e emocionaram todos aqueles que, amável e generosamente os honraram com a sua presença.
Uma manhã memorável que ficará, certamente, na memória de todos os envolvidos.
Visita de estudo Grutas de Mira de Aire e Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire
No dia 24 de fevereiro, as quatro turmas do 7.º ano participaram numa visita de estudo às Grutas de Mira de Aire (Leiria) e ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, atividade realizada no âmbito da disciplina de ciências naturais, em articulação com as disciplinas de geografia, TIC e português.
A visita guiada às Grutas de Mira de Aire, que são uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, teve início com a visualização de um vídeo sobre a história das grutas, seguida do percurso no seu interior.
Os alunos ficaram deslumbrados com as formações calcárias no interior das grutas modeladas pela água da chuva, ao longo de milhões de anos, e surpreendidos com os nomes curiosos atribuídos: estalactites esparguete, alforrecas, joalharia, polvo, órgão, entre outros. No final do trajeto, e já à saída das grutas, duas exposições convidavam os alunos para mais algumas aprendizagens, uma de amostras de fósseis e minerais e uma exposição fotográfica da espeleologia em Portugal.
Da parte de tarde, fomos conhecer o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, criado em 1996, que se localiza perto de Fátima. Esse Monumento Natural contém um importante registo fóssil do Período Jurássico, as pegadas de dinossauros saurópodes que foram descobertas a 4 de julho de 1994 na antiga Pedreira do Galinha.
O percurso de observação das pegadas dos saurópodes na laje calcária, um espaço atualmente com passadiço de madeira, suscitou a atitude curiosa dos alunos perante a conservação desses vestígios (icnofósseis) desde há 175 milhões de anos. No local podem ser observados cerca de 20 trilhos de saurópodes e aprender “in loco” as suas características e como seria a paisagem no Jurássico (Era Mesozoica). Uma exposição com alguns recursos interativos nas instalações também permitiu aos alunos aplicar e ampliar os conhecimentos relativos à História da Terra.
Nesse dia dedicado ao “Aprender lá fora”, os alunos desenvolveram aprendizagens mais significativas e guardarão memórias fotográficas da história do planeta Terra e de momentos únicos de convívio e entusiasmo. As mochilas regressaram com mais aprendizagens, algumas registadas no guião de exploração pedagógica da visita de estudo, tendo essa expedição contribuído para a formação académica, social e pessoal dos alunos.
Parabéns aos alunos pela atitude muito positiva ao nível da participação e curiosidade nesta viagem científica e cultural por geossítios de Portugal. Obrigada a todos os que contribuíram para o seu sucesso!
Palestra sobre a Perturbação do Espectro Autista (PEA)
No passado dia 8 de março, realizou-se na Escola Básica Mosteiro e Cávado uma palestra sobre as especificidades da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), dirigida a toda a comunidade escolar do Agrupamento.
Esta sessão, que contou com a presença de uma audiência muito variada, cerca de 40 participantes das várias áreas escolares (docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação, assistente técnicos, técnicos superiores) foi apresentada pela AIA – Associação de Apoio e Inclusão ao Autista, que, prontamente, aceitou o convite efetuado pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
Além das palestrantes, que fazem parte da equipa técnica da AIA, a Dr.ª Rafaela Peseta (Psicóloga) e a Dr.ª Diana Sousa (Terapeuta Ocupacional), esteve também presente o Presidente da Direção da AIA, Dr. Eduardo Ribeiro.
A palestra consistiu na apresentação de características e comportamentos “típicos” de crianças e jovens com PEA, assim como eventuais estratégias de interação e abordagem em contexto escolar, culminando em questões colocadas pelos participantes e na partilha de experiências pedagógicas. Ficou também a ressalva da existência de diversos “autismos”, devendo cada criança e aluno ser apoiado de acordo com as suas características e necessidades individuais.
Um especial agradecimento à AIA pela disponibilidade, esperando que mais iniciativas se possam realizar neste âmbito, de modo a promover a capacitação de todos os atores escolares no contributo para uma Escola mais informada e inclusiva.