BIBLIOTECAS ESCOLARES

Concurso inédito: CONTA COM A FAMÍLIA

Oitenta e sete alunos e respetivas famílias do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (Braga) evidenciaram-se pelo empenho e entusiasmo com que participaram no concurso “Conta com a Família”, organizado pela Biblioteca Escolar, que ocorreu a distância, em formato áudio, entre o dia 1 e 20 do mês de outubro.
A atividade foi promovida junto dos alunos das cinco escolas de 1.º ciclo. Teve como propósito promover a oralidade e a tradição oral (contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo, no âmbito da temática do Mês Internacional da Biblioteca Escolar), bem como estimular e valorizar o gosto pela leitura expressiva nos alunos e respetivas famílias, integrando, para o efeito, o uso dos dispositivos móveis.
Os vencedores são os seguintes: 1.º lugar – Leonor Ferreira; 2.º lugar “ex-aequo” – Íris Pinto e Inês Cunha; 3.º lugar – Carolina Vieira; Menção honrosa – Gustavo Brás. Os trabalhos premiados são provenientes da turma A1, da EB de Panóias, sendo que há ainda a registar uma menção honrosa atribuída a um aluno da turma C4, da  Merelim S. Paio.
Participaram no concurso alunos de catorze turmas (A1, A2, A3, B3, B4, C1, C2, C3, C4, E1, E2, E4, F3 e F4), sendo que as respetivas professoras tiveram um papel fundamental no incentivo à participação na atividade online. As turmas com mais participações foram as turmas A1 (20 participantes), A2 e B3 (9 participações), bem como a turma A3 e F4 (8 participações), seguidas das turmas C3 (7 participações) e C2 a par da E2 (6 participações).
É de realçar que as narrações realizadas contaram com a colaboração de um ou vários elementos da família, sendo que as mães estiveram presentes na maior parte dos trabalhos a concurso, mais precisamente em 81 gravações áudio. Quanto aos pais, deram a sua voz a 36 trabalhos submetidos a concurso, sendo que os irmãos marcaram presença e voz em 29 gravações. Ainda houve a colaboração de outros familiares como avós (4), tios (3) madrasta (1), padrasto (1) e madrinha (1).
Os critérios de classificação e correspondente votação incidiram sobre a dicção, a articulação, a fluência, o ritmo, bem como a expressividade na narração.
O júri integrou a Subdiretora e a Assessora da Direção, bem como uma docente de 1.º ciclo que integra a Equipa da Biblioteca Escolar, na EB Mosteiro e Cávado.
A entrega dos certificados e dos prémios para os alunos premiados (e respetivas famílias) far-se-á em momento a determinar posteriormente. De qualquer forma, todos receberão um certificado de participação no concurso, independentemente da avaliação obtida. O mesmo sucederá às turmas com mais participações.
Parabéns a todos os concorrentes, aos premiados e a todos os que apoiaram este evento que se pautou pelo sucesso em prol da leitura!

Helena Guimarães (Professora Bibliotecária do AEMC)