ERASMUS+MOBILIDADE POLÓNIA

No âmbito do programa Erasmus+ estiveram em mobilidade na Polónia, entre 10 e 16 de outubro, três professoras do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado.
Esta foi a primeira mobilidade presencial no âmbito do projeto Our Life in our Hands”, que conta com uma parceria entre escolas da Polónia, Croácia, Espanha, Lituânia, Turquia e Portugal.
Durante a mobilidade, as professoras participaram em aulas, workshops e outras atividades de caráter cultural. Foi realizada uma aula aberta no Centro de Educação para a Natureza, no Instituto da Ciência Ambiental da Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, onde foi enfatizada a importância da diversidade animal na Terra, a proteção de animais em vias de extinção e a história da vida no planeta Terra. Deu-se início à elaboração de materiais pedagógicos centrados em bons comportamentos ecológicos, para uma publicação comum a todos os parceiros do projeto, “Kids 4Earth”. Foi realizada uma breve formação de professores alargada aos métodos de divulgação das atividades do projeto, junto de cada escola parceira, bem como à troca de ideias e ao planeamento de próximas mobilidades, dentro de um espírito de cooperação entre parceiros do projeto.
Além das atividades letivas, houve lugar a uma visita guiada a Cracóvia, onde pudemos visitar o Castelo Real, a Colina Wawel, a Igreja de Santa Maria, a Universidade Jagiellonian de Cracóvia e, ainda, a Praça do Mercado, as Minas de Sal de Wieliczka, a povoação de Lanckorona, o Mosteiro de Kalwaria Zebrzydowska e os campos de concentração nazis, Auschwitz e Birkenau.
Durante os tempos livres, as professoras puderam confraternizar com todos os parceiros do projeto, enaltecendo laços culturais e linguísticos, dois grandes objetivos do projeto, “Our Life in our Hands
Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos. Pela partilha, pelas aprendizagens e pelas as amizades que se fizeram.